sábado, 7 de dezembro de 2013

Cartola e eu.

Da série: Cristo é a resposta.
Tive a FELICIDADE de participar do ''Diálogo Musical com Cláudio Sant'Ana''.     Esse>>>>https://www.facebook.com/events/617667914962725/?fref=ts
Ouvimos músicas de bandas como: ''Legião Urbana'', ''Pouca Vogal'', ''Tanlan'', *''Claudio Sant'Ana'', foi uma noite especial demais... 
Sai de lá pensando e sonhando e pensando mais um pouco sobre tudo que vi e ouvi, foi falado sobre uma campanha chamada: ''Cristo é a resposta'' essa frase foi escrita na frente de uma Igreja, e depois alguém escreveu: ''E qual é a pergunta?'' Provavelmente, foi um deboche... Mas sim, existe uma pergunta que movimenta todas as pessoas, ''muitas perguntas'' eu diria. E querendo ou não... Cristo é a resposta para todas!
No meio artístico, podemos citar muitos cantores que através de suas vozes e melodias lindas colocaram esse ''ponto de interrogação'' em nossas mentes. Renato Russo fazia muita pergunta! Cazuza fazia muita pergunta! 
Esse ponto de interrogação pode vir até em forma de promessa na voz da Amy Winehouse  ''Eu não quero beber nunca mais/ Eu só preciso de um amigo'' E se ela tivesse aceitado ir pra reabilitação? E se ela tivesse ao menos feito o que disse que faria? Mas ela foi embora muito cedo, resta a dúvida.
O legal de todas essas perguntas é que para cada uma delas existe uma esperança, um alento, um ponto de EXCLAMAÇÃO!
Daí eu peguei essa música do Cartola, regravada por Cazuza, Beth Carvalho e muitos outros cantores brasileiros que conhecemos, eu particularmente acho muito profunda, bonita e melancólica. Percebi um ponto de interrogação na frase: Preste atenção, o mundo é um moinho/ Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos/ Vai reduzir as ilusões à pó. 
E fiz um paralelo com um escrito meu... Que está abaixo da imagem, e não é pretensão minha, até porque Cartola arrebenta e eu sou só o que sou.
Enfim, deu nisso:
______________________________________________________________________
O mundo é um moinho - Cartola
Ainda é cedo amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Preste atenção querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões à pó.
Preste atenção querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás a beira do abismo
Abismo que cavastes com teus pés

Eu sou quem sou – Bibiana Silva

Embora sejam altas horas
Madrugada fria
Eu tenho Deus perto de mim
Estou em boa companhia.

Sofri um pouco
Por causa da dor e do tempo
(Mas) Foi tanta vida que me inundou
Que escolhi abandonar meu lamento.

Minha ilusória tristeza
Já não me interessa nem me pega
O mundo é um moinho sim
Mas Deus comigo navega.

Não quero cavar abismos
Nem quero chorar depois do leite derramado
Quero aprender do Pai tudo sobre mim
Esquecer o caos e pela Verdade ser guiado.

*Conheça mais sobre o trabalho do Cláudio aqui: http://www.claudiosantana.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário