sábado, 2 de agosto de 2014

A TRANSIÇÃO!

TRANSIÇÃO:
Passagem de um estado para outro; mudança.

Quero escrever sobre a transição dos meus cabelos, HAHAHAHAHA, não gente, meu blog não vai virar um blog de moda ou coisas de menina, mas aconteceu algo comigo que me fez mudar de dentro pra fora e isso refletiu em muitas coisas, inclusive no cabelo!

Posso dar o testemunho do meu cabelo?
Não? Obrigada, lá vai:

Então, eu sou crespinha, perceberam? E tenho um montão de fios crespos na cabeça! Desde muito nova sempre gostei de cabelo liso ou ondulado, qualquer coisa que não fosse ''o meu cabelo'',  eu tinha uma amiga de cabelo ondulado na escola e achava lindooo!!! (Oi Ane) Ela não gostava (procede essa coisa da gente achar que as coisas dos outros são sempre melhores e mais bonitas que as nossas? Não tá certo, não deveria ser assim produção!!!) Então, pra ficar ''meio parecida'' com ela, eu fazia o seguinte: De noite, prendia o cabelo bem em cima com bastante creme, e fazia uma trança, no outro dia, soltava, ajeitava e adivinhem.... tchan tchan tchan tchan! Ele estava ondulado, não tentem fazer isso em casa crianças, não é legal. Ficava tri na hora, mas depois ele mudava e ficava meio louco (mais do que antes) Fiz chapinha algumas vezes quando era criança, e pra encurtar a história, com 20 anos eu realizei o ''sonho'' de ter cabelo liso, e ficou de índia mesmo, ficou fera demais! Eu agitei muito com ele:

Relaxamento + Progressiva (uma tarde inteira e a cabeleireira quase morta) deu nisso, curti muito o efeito e balançar ele pra lá e pra cá pra me exibir, e também fazia tratamentos regulares de hidratação, pra manter o brilho e blá blá blá...
Fiz esse procedimento por uns dois anos, de 6 em 6 meses... e depois comecei a cortar o cabelo, pra mudar, já que não dava pra fazer muitos penteados... Ele estava assim:

Curtindo um curtinho...
Comecei a enjoar dele na real... mas seria muito demorado o tempo da transição e nem sabia se ele voltaria a ser crespo novamente, e eu pensava coisas como:
- E quando eu engravidar, como vai ser? Vou ficar com a raiz crespa e o resto liso durante 9 meses? - Sim, esses eram os meus pensamentos, mesmo eu sendo solteira, hahaha, eu lembro e acho graça, enfim, porque eu penso tanto? 

Depois de um tempo, percebi que os fios do meu cabelo começaram a ficar mais finos do que antes e ele caia bastante, mesmo tomando vitamina... Isso também era por fatores emocionais que descobri depois... Ele ficou ''pouquinho''. E eu pensei: "Puxa vida! Eu tinha tanto cabelo!"
Então fui parando de fazer todo o procedimento e comecei a fazer apenas hidratação, pra resolver o problema da raiz, e fui mudando meus conceitos a respeito de mim mesma.

Dai comecei a querer ficar crespa novamente, não porque está na moda (porque está na moda, tá gente?!) Mas porque eu queria ser eu mesma... O liso era massa, mas nem era meu, eu queria ter de novo o cabelo que Deus me deu... E quem é mulher sabe como é complicado essa coisa de cabelo, a gente fica meio insegura, e eu sabia que todo processo seria bem devagar e talvez eu nem gostasse tanto assim.

Mas decidi, por isso mesmo: 

QUERER SER QUEM DEUS ME FEZ PRA SER.

Pode parecer só papo de crente, mas não é, e também não é coisinha de mulher... ''Ah vá Bibiana, mudar o cabelo lá é grande coisa?" Pode não ser grande coisa, isso não muda o mundo não.. sei disso, mas muda a minha percepção de mim mesma, a partir do momento em que eu conheci a raiz compreensiva e TRANSFORMADORA do Amor de Deus por mim eu comecei a me ver de forma diferente e Cristo foi me transformando pouco a pouco e ainda está. Pra mim, essa coisa de cabelo liso/ crespo tinha muito a ver com aceitação e identidade. Pra muitas pessoas isso não tem nada a ver... e eu respeito, eu curtia muito meu lisinho, mas pra mim a raiz disso estava na minha infância, quando eu sempre queria ser alguém que na verdade eu não era e estava sempre brigando com Deus: ''Porque você me fez assim?'' Lembrei desse versículo agora:

Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?

Quando você se aceita, algo em você te faz amar de verdade aquilo que você é... Isso muda muita coisa em você e pode ajudar as pessoas ao seu redor também, alguém que ama a si, não consegue amar mais ninguém certo?!
Então, foi a vez da Lú fazer a arte, eu cheguei dizendo pra ela que queria mudar pro crespo novamente, ela não gostou muito não, mas pouco a pouco fomos nos entendendo, e a transição começou!

Na primeira vez... Ele ficou assim.

Assim!!! Mas eu achei muito radical, não curti muito não...

E assim....
A Lú foi cortando e fazendo selagem térmica, pra manter ele liso, já que estava curto, mas ele se enrolava todo e eu sempre acabava prendendo, porque ficava meio bizarro.
Então, esperei crescer mais um pouco, um dia cheguei no salão e disse:
- Corta tudo, deixa só os crespos Lú!
- Tem certeza?
- Vai na fé.
E foi...

Lavei e ficou assim!!!!
Demorei um pouco pra me acostumar com o volume e continuei fazendo a selagem... até que ele foi se transformando:


Transição em 3, 2, 1...

Cresçam gente, cresçam rapidinho!!!

Atualmente, posso fazer até penteadinhos...
Posso dizer que aprendi algumas coisas com meu cabelo, uma delas foi a me aceitar como sou. 
Espero ter ajudado alguém aí, se bem que só de escrever isso eu já me ajudo um monte, e consequentemente, isso reflete ao meu redor!

É isso, essa foi a transição, o grande ou pequeno passo, a minha realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário