terça-feira, 2 de setembro de 2014

A Arte Gótica e nós

Já ouviram falar em Arte Gótica?
Estudei sobre ela na Faculdade, em História Medieval, inclusive fiz um trabalho gigante que me tomou muito tempo, mas foi massa demais, aprendi bastante sobre esse estilo de arte. Esses dias estava pensando sobre esse assunto e resolvi escrever sobre a semelhança que há entre ele e nós em relação a Deus.

Vou explicar:

O estilo gótico teve início na Idade Média, que foi marcada pela grande religiosidade e barbaridades no modelo de governo, deve ter sido terrível pra quem vivia naquela época, sério gente. Então, os dois estilos que marcaram nesse tempo foram: Romântico e Gótico, vou falar só da arquitetura ok?!

No Romântico (entre os séculos XI e XIII), vimos principalmente a construção de mosteiros e castelos, com um estilo defensivo, as paredes eram espessas e com poucas janelas. Era um forte de proteção:



No estilo gótico (entre os séculos XII e XV), vimos um "verticalismo" nas construções, as paredes finas e leves, com muitas janelas e telhados em forma de pirâmides.



O mais interessante sobre a arte gótica é exatamente essa tendência a diminuir nossa visão de si mesmos e elevar os olhos para cima. As pessoas ao depararem, por exemplo, com essa Igreja acima iriam ficar de boca aberta com a beleza dos detalhes e ao entrar se sentiriam as menores das mortais! E era exatamente essa intenção, elevar a Deus ao ponto de que um ser humano nunca conseguisse chegar nem perto Dele. 

E o que isso tem a ver com "nóis" Bibiana?

Bom, tudo.
Gente, quantas vezes a gente chega perto de Deus assim como se Ele fosse uma igreja no estilo gótico? Até louvamos a Ele por tanta beleza, tanta delicadeza e força de detalhes por seus atos grandiosos, porem ao chegar mais perto, nos sentimos tão pequenos e não merecedores que não conseguimos desfrutar do seu Amor e sua presença, que na verdade, é tudo que temos!

É certo que o Senhor é Deus, Criador, magnifico em todas as suas obras, e NÓS NÃO MERECEMOS sua presença, mas pela GRAÇA isso é possível, e Deus nos dá, nos adota como filhos porque Cristo já morreu e o véu foi rasgado, nos permitindo acesso ao Pai. 

Ele é muito maior do que um templo possa oferecer, não podemos reduzi-Lo a um modelo arquitetônico feito por humanos, não podemos reduzi-Lo ao ouro, e nem sua grande obra através de vitrais, por mais belo que seja o prédio.

Se cremos ter um Senhor, devemos saber nosso lugar de servos, seres criados, porem AMADOS e não apenas expectadores, mas participantes do Reino. Deus nos criou para um relacionamento com Ele, não apenas uma contemplação.

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Ele está perto, cada vez mais perto, e não no ouro alto ou nos vitrais, lembrando que Deus não habita mais em templos feitos por mãos humanas, Ele não pode ser acorrentado. Ele escolheu os corações humanos para morar.

2 comentários:

  1. que shooow Bibi.
    amooooo de paixão a arquitetura gótica! é FANTÁSTICA! quando viajava, eram os lugares favoritos e indispensáveis para conhecer!
    e é bom saber o porquê das construções serem mais "elevadas"... muito interessante!

    ResponderExcluir
  2. Marina!!!! Quero visitar um dia, é apaixonante estudar sobre isso! É realmente muito interessante essa parte da história e entender o porque das coisas, tudo faz sentido né?! Na verdade resumi bastante, pra não ficar monótono. Mas é bem leal, que bom que tu gostou! Beijo querida! :)

    ResponderExcluir