sexta-feira, 18 de julho de 2014

Lanterna dos-não-afogados-se-Deus-quiser

Alô povos e nações!
É com risadas em meu coração que apresento a vocês o terceiro texto da Série “Cristo é a resposta”. Te liga nos links abaixo:


Dessa vez, a canção escolhida é “Lanterna dos afogados” composta por Herbert Vianna, gravada por vários cantores e divulgada no ano de 1989 (ano em que eu nasci, hihi). Escolhi essa porque ouvi um amigo cantando (Oi Ever) e fiquei super inspirada a respondê-la. Explicarei novamente... ARTE é inspiração de Deus dada a nós... Seres criados por Ele! E toda canção é uma busca, ou uma pergunta...

Hoje pesquisei sobre essa canção e fiquei sabendo que ela foi inspirada nos escritos do Jorge Amado (e querido),  ele tem um livro dele chamado ‘’Jubiabá’’ nome bizarro, não? Foi escrita em 1930... Não li essa obra... Mas pelo que pesquisei é bem o retrato de espiritualidade, escravidão e fé do povo, essas coisas assim. Se alguém tiver lido, e quiser completar, sinta-e a vontade! Em um dos capítulos desse livro aí é falado sobre um bar "Cais do Porto" em que as mulheres dos pescadores ficavam esperando seus maridos com as lanternas acesas (tipo na Parábola das 10 virgens, contada por Jesus – slá, achei uma ‘’coincidência’’... ler Mateus 25:1-13)... então, as mulheres ficavam esperando muito aflitas, porque sabiam do perigo a que eles estavam expostos, ficavam orando e o medo era freqüente... 



O que mais me chamou a atenção é que as “lanternas dos não-afogados-se-Deus-quiser” era para ajudar os homens a ACHAR O CAMINHO CERTO. “A luz condena... a luz tudo manifesta. Efésios 5:13”. Para sermos desmascarados e libertos é necessário que a luz aconteça em nós... Como para aqueles homens... precisamos de alguém que ilumine nosso cais, pra ancorar, pra voltar e enfim... pra amar!

E deixo, pra quem é curioso e ama novidades criativas... dois links de vídeos sobre essa mesma Lanterna:

Aqui Marcos Botelho faz uma colagem da canção com a história de Jonas (Ler livro de Jonas - Holy Bible, é especial demais!)


Aqui os guris do Canal Megafone (Oi Juno, oi Cancela_Lucas), trazem uma mensagem ''subliminar'', haha, brinks... é uma mensagem sobre quem é esse que espera na Lanterna dos desesperados, vale a pena conferir!


Abaixo a letra do Herbet, e minha reeleitura/resposta:

Lanterna dos afogados - Herbert Vianna

Quando tá escuro
E ninguém te ouve
Quando chega a noite
E você pode chorar

Há uma luz no túnel 
Dos desesperados
Há um cais de porto
Pra quem precisa chegar

Eu tô na lanterna dos afogados
Eu tô te esperando
Vê se não vai demorar

Uma noite longa
Pra uma vida curta
Mas já não me importa
Basta poder te ajudar
E são tantas marcas
Que já fazem parte
Do que eu sou agora
Mas ainda sei me virar

­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­____________________________________________________
­­­­­­­­­­

Caminho de luz - SILVA, Bibiana

Em alto mar, na escuridão da noite
Solidão apenas, solidão e eu
Chorosa, cansada estou
Com meus pecados, jogada ao breu

Mas meu cais está bem ali à frente
É a luz que condena e a tudo manifesta
Seu desejo de me libertar
Eu quero e vou meu Amado encontrar

Tô indo agora pra Sua luz
Tô no caminho, na verdade e na vida
Vi em você que amar é a única saída

Pra sair desse mar
E navegar contigo
Cristo, Cristo, Cristo
Te amar é a minha vida


Nenhum comentário:

Postar um comentário